sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Tequila pode se tornar biocombustível

Agave, planta que destilada gera a tequila, é uma opção sustentável para combustível.

Por Fernanda Morales

Pesquisadores da Universidade de Oxford descobriram que a planta agave, substância que quando destilada gera a famosa bebida tequila, pode ser uma ótima opção na produção de combustíveis sustentáveis.

De acordo com matéria publicada no Guardian, a agave pode substituir o etanol produzido através da cana de açúcar sem provocar grandes impactos ambientais e sociais, já que a planta é encontrada em solo extremamente árido, praticamente desértico, e quente.

O estudo publicado no jornal Energy and Environmental Science é o primeiro a apresentar uma análise completa do ciclo de produção de biocombustível com a agave. Os pesquisadores descobriram que a produção do combustível com agave emite 35 gramas de carbono para cada megajoule de energia produzido, muito menos do que as 85g/MJ liberadas na produção de etanol com milho.

O etanol produzido no Brasil com a cana de açúcar polui muito menos que o produzido com a agave, emitindo apenas 20g/MJ de dióxido de carbono, mas segundo os pesquisadores, a experiência com a cana de açúcar é muito difícil de ser realizada em outros países devido a combinação de fatores como água, solo fértil e energia hidroelétrica para moer a cana.

Fonte: http://henrique.geek.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário