100% Agave
É feita apenas com o açúcar do Agave Azul, sem mistura com açúcares de outras plantas. As tequilas puro agave possuem o sabor do agave mais acentuado e costumam ser melhores que as tequilas blended, assim como também possuem preço mais elevado.
São exemplos de tequilas 100% agave:
Tres Generaciones
Jose Cuervo Tradicional
1800
Blended (Mixted)
É feita com no mínimo 51% de Agave Azul, e os demais 49% de outros açúcares, normalmente sendo da cana ou do milho.
São exemplos de tequilas blended:
Sauza Hacienda
Jose Cuervo Especial Prata
Jose Cuervo Especial Ouro
De acordo com o tempo de envelhecimento, a tequila é dividida em 5 tipos:
Blanco
Também conhecida como tequila prata, é transparente e é engarrafada logo após a destilação, sem passar por processo de envelhecimento em barris.
Jovem
Também conhecida como tequila ouro, possui coloração dourada e assim como a blanco não passa por processo de envelhecimento em barris, sendo engarrafada após a destilação. A grande diferença para a blanco é que a jovem possui corante caramelo, extratos de carvalho, glicerina ou xarope de açúcar.
Reposado
É uma tequila que passa pelo processo de envelhecimento em barris por no mínimo 2 meses, e no máximo 12 meses. Cada destilaria utiliza o tipo de barril de sua preferência, sendo que os barris de carvalho francês e carvalho branco são os mais utilizados.
Anejo
A tequila anejo passa por um processo de envelhecimento em barris de carvalho por no mínimo 1 ano, sendo que os barris devem ter no máximo capacidade para 600 litros. Assim como a tequila reposado, cada destilaria utiliza o tipo de barril que preferir, sendo comum a utilização de barris de carvalho francês, barris americanos de whisky e barris de conhaque. Possuem coloração mais escura que a tequila reposado.
Extra Anejo
A tequila extra anejo deve passar por um período de no mínimo 3 anos, em barris de carvalho, com capacidade máxima de 600 litros. A informação do tempo de envelhecimento não é colocada no rótulo das garrafas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário